Ads block

Banner 728x90px

Grupo de Pesquisa


Divisão Temática 4 - Comunicação Audiovisual


Ementa: Estudo da Comunicação Audiovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos, abarcando reflexões em torno das mídias e dos campos tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, televisão, fotografia, rádio e outras mídias sonoras. Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Comunicação Audiovisual. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem a comunicação audiovisual.


GP Estudos de Televisão e Televisualidades

Ementa

Considerando televisualidade enquanto mimetização ou lembrança de aspectos televisuais em outras mídias, suportes e fluxos, assim como o comparecimento, a ingerência ou a lembrança das lógicas operacionais, das estéticas e da linguagem da TV nesses outros dispositivos, o GP compreende os estudos de televisão como mídia e como televisualidade replicada (em produtos cinematográficos, de vídeo, internet, dispositivos móveis ou outras materialidades). Neste sentido, são acolhidos estudos sobre a produção, circulação e recepção de conteúdos televisivos; sobre programas, gêneros, discursos e formatos de TV; e sobre o impacto do atual estágio da técnica e da cultura sobre a TV, como um todo ou sobre uma de suas facetas em particular. O GP também acolhe estudos que revisam teorias e métodos de pesquisa sobre televisão e televisualidades. O GP acolhe ainda os estudos relacionados à natureza tecnocultural, discursiva, ética e estética de produtos ou conteúdos televisuais; os estudos históricos, arqueológicos e memoriais da televisão, e sua relação com outras mídias; e os estudos de audiovisualidades na televisão.

Palavras-chave: TV, televisualidades, estéticas televisivas, tecnocultura televisual, história dos meios audiovisuais, vídeo multiplataforma.

E-mail do grupo: gp.estudos.televisao@intercom.org.br


Grupo de discussão: tv-televisualidades@googlegroups.com
Site: www.televisaoetelevisualidades.com.br

Coordenador: Gustavo Daudt Fischer (Unisinos) - Currículo lattes















Vice-coordenador: Francisco Machado Filho (UNESP/FAAC-Bauru) - Currículo lattes















BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA


BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.

KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas. Sentidos identitários na TV: moldurações homológicas e tensionamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Senac, 2000.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Massachussets: The MIT Press, 2001.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1987.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem: understanding media. São Paulo: Cultrix, 1964.

WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, 1974.

KILPP, Suzana. Imagem-Duração e Teleaudiovisualidades na Internet. Curitiba: Appris, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço livre e democrático, porém os administradores se dão o direito de não publicar comentários ofensivos. Grato pela compreensão.