Mas o que é T-Commerce, como funciona, porque a Globo esta fazendo isso e como Casas Bahia entra nesse jogo?
O “T” do nome vem de TV mesmo. Mas um tipo de TV especial, a TV que permite interação em dupla mão, ou seja, interativa. As TVs inteligentes que muitos de nós temos já em casa contém, tecnologicamente embedados, recursos que permitem a interatividade. Isso só não virou uma febre ainda, porque entre a nossa TV em casa e a ponta do exibidor, não há ainda uma camada intermediária de interação razoavelmente operacional, tecnologicamente viável e comercialmente vantajosa funcionando direito no Brasil hoje.
Por: Pyr Marcondes
Diretor-geral da M&M Consulting
Matéria no sítio de origem: Aqui
Ainda mais em se tratando de TV aberta, como é o caso deste projeto da Globo com Casas Bahia, que agora quebraram essa barreira.
Até então, experiências de TV interativa estavam sendo feitas no País, mas ainda não haviam atingido o porte e nem a natureza de interatividade que incluísse, como neste caso, a possibilidade do T-Commerce, o comércio interativo via TV. Há pioneirismo nisso, sem dúvida.
E por que a Globo está fazendo isso? Porque está experimentando e aprofundando de forma até hoje inédita em sua história, e na história da TV brasileira, um namoro profundo e intenso com o digital e a interatividade. A integração tecnológica on/off. A ativação de novos formatos de venda e negócios. A captura de dados e insights. Tudo em busca de diversificação de suas fontes de receita e, talvez ainda mais do que isso, em busca de um novo modelo de TV, diante de um outro, o vigente até agora, que apesar de ainda sólido e eficaz, no tempo e no futuro, deverá ter que passar por transformações relevantes.
É por essas razões que a Globo está fazendo isso. E parabéns para ela, by the way.
E parabéns especiais, para além de toda a companhia por suas mais recentes ousadias digitais, para a equipe do Eduardo Schaeffer, que lidera essas novidades todas.
Abaixo, reproduzo o release que as duas empresas enviaram para a imprensa.
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Um projeto publicitário disruptivo e inovador, que tem na tecnologia um dos alicerces de seu desenvolvimento e lançado em uma ação comercial inédita na TV aberta, sendo acessível para a maioria da população e garantindo amplo alcance para as mensagens dos anunciantes. Assim pode ser apresentado o T-Commerce, novidade que a Globo exibe, em parceria com Casas Bahia e agência Y&R, a partir de 8 de agosto em ações no ‘É de Casa’. A iniciativa é resultado da união de tecnologia e negócios na busca por soluções de comunicação com alto potencial de impacto. Aproveitando as possibilidades de consumo interativo oferecidas pelo sinal digital, o projeto possibilita a compra real time impulsionada pela TV a partir do controle remoto. Inovação acessível e na palma da mão, que permite que a relação entre pessoas e conteúdo seja cada vez mais próxima. Uma mudança que abre inúmeras possibilidades também para marcas que fazem do conteúdo televisivo uma ponte segura e confiável para se conectarem com seus consumidores.
Para Eduardo Schaeffer, diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, a relevância do projeto está na maneira como ele pavimenta o caminho para o futuro das entregas publicitárias na TV, reiterando o compromisso da empresa com a inovação e desenvolvimento do mercado, em parceria com anunciantes e agências. “O T-Commerce é um dos resultados do processo de transformação da Globo em uma mediatech; uma companhia que tem a tecnologia permeada na operação, essencial para o desenvolvimento de projetos publicitários eficientes, capazes de alcançar alto impacto e gerar conversão. É um projeto que une a alta cobertura da Globo a uma solução que permite a geração de leads com capacidade de mensuração de dados a curtíssimo prazo, trazendo inovação de ponta a ponta. Uma solução capaz de, em pouco tempo, apresentar um produto, gerar interesse e levar o consumidor direto para a conversão”, apresenta o diretor.
Com mais cinco inserções previstas para as próximas semanas, o T-Commerce conta com interatividade em momentos específicos do ‘É de Casa’, em que o público pode encontrar os diferentes produtos inspirados no cenário da atração no site da Casas Bahia. Caso haja interesse, com um comando do controle remoto, é possível expandir a interatividade, que passa a dividir a tela com o conteúdo do programa, permitindo que as pessoas tenham acesso aos produtos e eventuais promoções. Através de um QR code, o consumidor é direcionado para a versão mobile do e-commerce da Casas Bahia, facilitando o processo de compra. Uma solução completa, que começa com o despertar do desejo e leva diretamente à conversão.
Além disso, o projeto fechado entre as empresas se destaca por apoiar o processo de transformação digital dos brasileiros, com entrega de conteúdo educativo, para que todas as pessoas compreendam a inovação e possam utilizá-la. Conteúdo esse que será apresentado no próprio ‘É de Casa’, em ações em que os apresentadores navegam pela interatividade, em uma SmarTV no estúdio, explicando suas funcionalidades.
Segundo Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo, participar dessa inovação com a Globo faz parte do novo momento da marca, que está passando por uma transformação: a Casas Bahia está se reiventando e inovando, buscando trazer diversas melhorias no processo de compra dos clientes. “Queremos facilitar a vida e a jornada de todos os nossos clientes, oferecendo cada vez mais opções de compras, assim como variedade de produtos. Por meio do T-Commerce, nosso cliente poderá comprar o produto que está vendo na TV, muitas vezes desejo de consumo, com poucos cliques e de uma forma muito simples e intuitiva”, conta Sierra.
A Casas Bahia é uma marca que está sempre presente na casa e na vida de todos os brasileiros, assim como a Globo. “Nos unimos para criar uma solução inovadora, que vai aliar, entretenimento com compras, algo nunca visto nesse formato. Poder realizar algo assim, tão transformador no mercado, é uma realização incrível, que demonstra o quanto as duas empresas estão focadas em entregar experiências cada vez melhores para os brasileiros”, completa a executiva da Via Varejo.
“A Via Varejo está sempre nos provocando para buscar projetos inovadores que possam diminuir a fricção e facilitar a experiência do consumidor, e o Projeto T-Commerce responde a esses dois desafios. Sabemos que existe um universo estimado em 35 mm de televisores no modelo Smart TV que poderão ter essa experiência em uma plataforma inovadora. Outro fator importante é que ele traz um olhar de mensuração muito mais apurado que qualquer outro formato, porque estamos levando performance para a TV em sua essência.” conta Glaucia Montanha, diretora-geral de mídia da Y&R Brasil.
As primeiras entregas do T-Commerce acontecem para quem, hoje, possui televisores com receptor digital integrado ou que estão ligados a um conversor externo com antena apropriada para recepção de televisão digital (ou seja, quem recebe o sinal digital livre e gratuito na TV aberta) e cujo aparelho seja dotado de qualquer versão do sistema Ginga, camada de software responsável por dar suporte a aplicações de interatividade. Estima-se que, atualmente, 35 milhões de televisores estejam aptos a receber essa interatividade no Brasil.
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